A MÁQUINA DE LAVAR TEMPO: PROJETAR O OBJETO AO PROJETAR O ESPAÇO
Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/UFRJ – Rio de Janeiro/RJ
O trabalho consiste na construção artística e brincante do ato de ensino e projeto, a partir da criação da Metodologia Cênica de projeto de arquitetura desenvolvida através da concepção da aula/peça teatral que da vida e projeto ao espaço de ensino, desencadeando o desenho do objeto que o comporta

Ilustração do ato III (A Tectônica do Ar) da aula/peça ‘A Máquina de Lavar Tempo’. Neste último ato os personagens Tecelão e Carpinteiro propõem que os atores participantes construam eles mesmos uma nova arquitetura de tecidos na Sala de Ar repleta de espelhos e ganchos pelo cenário.
O ponto de partida foi o desejo de projetar um objeto lúdico itinerante de ensino – um “circo do ensino” – e a pergunta: se o espaço vivido forma pensamentos e opiniões, como podemos viver, brincar e estar nele enquanto o projetamos? Para tanto, o caminho que começou com a incursão no mundo pedagógico e seguiu pelas aulas de Flávio Império (FAU/USP), desembocou na grade curricular de graduação da FAU/UFRJ. E foi com um dos argumentos do texto “Quase tudo que você queria saber sobre a tectônica, mas tinha vergonha de perguntar” de Izabel Amaral (bibliografia da disciplina de Teoria da Arquitetura II), que a ideia de um novo formato de ensino e uma nova metodologia de projeto ganhou forma. A concepção da aula/peça teatral ‘A Máquina de Lavar Tempo’ (guiada por temáticas elaboradas pela Izabel) foi a experiência artística e sensível de roupagem teatral, que se transformou, ao longo do processo, na Metodologia Cênica (aplicável a outros tipos de projeto). Nela a vida do espaço interno desenhou o objeto de dentro para fora. A peça é a primeira forma artística de ensino possível dentro deste objeto resultante denominado ‘Sistema Nervoso de Construção’ o SNC – ‘circo do ensino’ de estrutura camaleônica com 80 m2 de espaço livre e palco para os muitos mundos possíveis a serem inventados.

Imagem síntese – A Metodologia Cênica (do espaço – a Máquina de Lavar Tempo – ao objeto – Sistema Nervoso de Construção) representada por perspectivas isométricas de cada etapa do processo.

Planta baixa do objeto Sistema Nervoso de Construção (SNC) no momento em que a aula/peça ‘A Máquina de Lavar Tempo’ é encenada/experienciada. Os personagens Tecelão e Carpinteiro guiam os alunos/atores pelos 3 atos da experiência sobre tectônica.

Corte AA e Fachada do objeto Sistema Nervoso de Construção (SNC) no momento em que a aula/peça ‘A Máquina de Lavar Tempo’ é encenada/experienciada. Os personagens Tecelão e Carpinteiro guiam os alunos/atores pelos 3 atos da experiência sobre tectônica.

Colagem do objeto denominado SNC (Sistema Nervoso de Construção) implantado na frente da fachada principal ao edifício Jorge Machado Moreira, sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Para ver mais detalhes sobre este projeto, assista ao vídeo, clicando aqui.
Autor:
![]() Daniel Disitzer Serebrenick |
Orientação:
Gustavo Badolatti Racca, Niuxa Dias Drago