Uma leitura sobre Guaianases e o urbanismo sustentável: o caminhar e o transpor na periferia
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP
Diante da desigualdade presente na periferia de São Paulo, o trabalho propõe a revitalização da região de Guaianases tendo a caminhabilidade e as dinâmicas da população como elementos articuladores.

Perspectiva, diagrama e 3D da proposta.
Não fugindo à desigualdade existente em São Paulo, Guaianases, bairro do extremo leste de São Paulo, apresenta problemáticas sociais e territoriais oriundas de um processo histórico segregador.
À vista disso, propõe-se um projeto urbano que aplica princípios do urbanismo sustentável no bairro trazendo a caminhabilidade como articuladora da revitalização da região de maneira que se qualifique as dinâmicas de transposição já existentes, como a intra-bairro sobre a ferrovia, conectando os distritos Lajeado e Guaianases que é abordada através de edifícios passarela que abarcam programas cultural e de qualificação profissional. E as fruições utilizadas pela população nas grandes glebas serão demarcadas através da implantação de pavilhões com programas temporários e comercial servindo como transposições sobre os córregos.

Perspectiva, 3D da implantação antes e depois, 3D.

Perspectiva, ampliação da planta do térreo e implantação do térreo.
O edifício passarela acontece em três momentos: o térreo da cidade onde se coexistem o Mercado Municipal do bairro e a nova arena de shows proposta do outro lado da linha férrea; o novo térreo oferecido pelo edifício que serve tanto para distribuição do fluxo intra-bairro quanto do programa cultural que conta com auditório, biblioteca, midiateca, brinquedoteca, exposições temporárias e oficinas, sendo um espaço de troca cultural entre os imigrantes e a população.

Perspectiva, Corte transversal e corte longitudinal.

Perspectiva,elevação e 3D.
Autora:
![]() Viviane Moreira de Oliveira |
Orientação:
Prof. Ms. Daniel Corsi da Silva, Profa. Dra.Gilda Collet Bruna