Arquitetura e Agroecologia: projeto de praça e armazém no assentamento Milton Santos em apoio à Reforma Agrária Popular
Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP
Frente às diversas crises deflagradas e agravadas pela Covid-19, o trabalho procura jogar luz à importância de assentamentos de reforma agrária enquanto espaços que ampliam a saúde coletiva através da produção de alimentos saudáveis, preservação da Natureza e melhoria de vida no campo e na cidade.

Processo de projeto com agricultores, estudantes e professores.
Este trabalho teve início através da parceria entre a cooperativa de agricultores do assentamento Milton Santos, situado há mais de 15 anos na cidade de Americana-SP, e os grupos de extensão TERRA, da Esalq-USP, e o EMAU Mosaico, da FAU Mackenzie. Voltado para a venda de alimentos agroecológicos produzidos no local, o projeto é constituído por uma praça e armazém de usos comuns: “um cartão postal do assentamento, para pararem de chamar a gente de vagabundos”, nas palavras de um morador. A partir de concepções participativas de projeto, o trabalho busca fortalecer a autonomia da comunidade, ampliando a relação direta entre quem produz o alimento e quem consome. Ao propor sistemas construtivos leves com materiais ecológicos e de fácil acesso, o trabalho visa contribuir com a capacitação dos agricultores e estudantes a construção de tecnologias renováveis, como geração local de energia e tratamento de água e esgoto, de forma a evidenciar também a importância da viabilização de políticas públicas mais adequadas às situações socioambientais do país. Atrelando técnica, prática e movimento social, o trabalho busca fortalecer noções de Agroecologia no assentamento, apontando para o emergente debate acerca da soberania alimentar, preservação ambiental e direito à terra no Brasil.

Corte transversal.

Diagramas de implantação, contexto de inserção e implantação.

Fluxo de tratamento da água.

Perspectivas da praça e galpão.
Autora:
![]() Cristina de Castro Kesselring |
Orientação:
Prof. Dr. Felipe de Araújo Contier, Prof. Esp. Guilherme Lemke Motta