PROJETO NOVOS OLHARES OUT/2020 7/7

Sinapses Urbanas

Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/RJ

Sinapses Urbanas é um trabalho pensado para ir além da academia. Foi construído com a ajuda da comunidade, para a comunidade. É um projeto possível, que utiliza elementos simples e operações estratégicas para realizar transformações socioculturais e urbanas no maior loteamento da América Latina.

Localizado na cidade de São Gonçalo, o Jardim Catarina é um loteamento com tecido urbano residencial consolidado e, pelo seu grande número de residências, é considerado o maior da América Latina. Composto por quadras ortogonais e lotes de uso unifamiliar, possui baixa oferta de espaços livres.

Da etimologia da palavra sinapses, surgem os termos que, agregados, expressam o propósito deste projeto: transformação e conexão. O trabalho propõe a criação de pequenos e médios equipamentos em pequenos lotes e lotes remembrados que conectados, formam um sistema aberto de gestão comunitária que possui como objetivo realizar transformações socioculturais e urbanas no maior loteamento da América Latina, o Jardim Catarina, localizado na cidade de São Gonçalo – RJ. A fim de compreender todo o território, são propostos seis equipamentos em lotes vazios, abrangendo os cinco sub-bairros existentes. Através de pesquisas em escala 1:1, em reuniões e entrevistas com moradores, grupos locais e representantes do Centro Comunitário Jd.Catarina (CCJC) foi-se definidos os usos, levando em consideração as vocações e desejos da população, além da necessidade de espaços que possibilitem diferentes usos. Assim, lotes que antes seriam murados, agora são pensados como espaços abertos para a população, ofertando educação, cultura e geração de renda, reforçando uma identidade local, implementando uma recaracterização de aspectos físicos na estrutura urbana acreditando em cada projeto como agente transformador e ativador dos espaços nas formas de vivência, atuação, participação e interação no território.

Segundo as necessidades e vocações observadas no território, foram pensados seis equipamentos: Teatro, Mercado, Biblioteca, Casa de Ideias, Praça13 e Casa de Produção.
Juntos estes formam um sistema aberto de gestão comunitária, a fim de realizar transformações socioculturais e urbanas no local.

 

Todos os projetos tiveram como premissa espaços que possam se transformar ao longo do tempo, não somente servindo para uma finalidade, o que eleva a vida útil das construções e aumenta as possibilidades de uso da população.

 

Todos os equipamentos seguem a mesma linguagem formal e a mesma materialidade, ainda que usada de diferentes formas. A acessibilidade é garantida pelas rampas de concreto que avançam pelos espaços com usos que vão além da circulação.

 

Os diferentes programas contam com funções que se complementam e que oferecem acesso à educação, cultura, lazer, identidade local e geração de renda. Além disso, lotes abertos mudam a estrutura de ruas desertas e cercadas por muros para ruas com mais movimento de pessoas, logo, mais seguras.

Autor:

Vinícius Carlos de Medeiros

Orientação:

Ana Slade Carlos

Share Button