PROJETO NOVOS OLHARES OUT/2020 5/7

Fábrica dos Sonhos

UNISUAM – Centro Universitário Augusto Motta – Rio de Janeiro/RJ

O projeto Fábrica de Sonhos é direcionado a pessoas em situação de rua e trará um novo modelo de habitação para a realidade que presenciamos, em relação aos abrigos no Rio de Janeiro. A ideia é que consigam se especializar, e adquirir o seu espaço na sociedade de forma digna para refazer a sua vida.

O projeto foi desenvolvido baseado no método Housing First, defendendo que cada cidadão deve ter sua própria moradia. Desta maneira, para uma verdadeira integração comunitária, a pessoa terá imediatamente uma moradia e os demais problemas serão resolvidos após a inserção à comunidade.

O conceito adotado para o projeto será da Sustentabilidade Social onde haverá diminuição da desigualdade social, ampliação do ensino de qualidade, e inclusão social. Sustentabilidade Ambiental com a utilização de materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental para a execução do projeto. Sustentabilidade Econômica com a qualificação profissional, o incentivo à economia circular e a geração de emprego e renda.


O projeto conta com habitações individuais para as pessoas em situação de rua, além de espaço para alojamento, lazer, estudos, convívio interpessoal entre outros. O modelo prevê o aproveitamento de materiais que poderiam ser descartados de forma incorreta, e demorariam décadas para se decompor impactando negativamente o planeta.
O papelão, material de muito uso no projeto, é um material bem resistente, e ganha maior durabilidade com uma camada de policarbonato. É possível que a vida útil chegue a mais de 50 anos. Outra vantagem é o custo do imóvel. Usando este material é possível diminuir drasticamente o preço de produção, podendo oferecer à população um imóvel de qualidade, resistente, durável e com um preço baixíssimo

O Conceito do projeto é da Sustentabilidade, baseada nos 3 pilares: Econômica, Ambiental e Social. Além disso, a sustentabilidade está presente nos principais materiais da construção, o papelão e a madeira. Em todas as coberturas será utilizado telhado verde.

 

Serão oferecidos cursos de marcenaria, design de moda, corte e costura, para que os moradores fabriquem as próprias casas, se especializando em curto espaço de tempo, para que consigam um emprego e um novo local para morar, dando espaço para novos moradores.

 

No terreno, temos uma loja onde poderão ser expostos e vendidos os próprios produtos que eles fabricarão.

 

Os moradores fabricarão as próprias casas e realizarão o sonho de ter a casa própria, junto com isso tendo acesso a saúde e segurança.

Autora:

Juliana Santarelli Monteiro de Castro

Orientação:

Andrea Borges de Souza Cruz

Share Button