XXXIV ENSEA XVIII CONABEA – Natal, 2015

20150921_conabea-470x140

Cartaz ENSEA CONABEA 2015O XXXIV ENSEA/XVIII CONABEA discutiu o ensino e a formação dos arquitetos e urbanistas, tendo como temática central a Qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo, entre 27 e 29 de setembro de 2015, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, reunindo professores, estudantes e profissionais.

1ª Convocatória ENSEA CONABEA 2015EIXOS TEMÁTICOS

1. Inovações pedagógicas

Consideram-se como inovadores conceitos relativos: ao Projeto Pedagógico de um curso, desde a sua proposição até a sua mudança, oriunda de exigências sociais ou particulares a uma determinada realidade; a reorganização curricular e sua flexibilização para atender ao Projeto Pedagógico ou a novas metas educacionais; a integração de disciplinas e/ou atividades de modo a superar a fragmentação imposta pelos currículos; a novas práticas e perspectivas do ateliê de projeto; a aplicação de metodologias que favoreçam o alcance dos vários objetivos educacionais estimulem o aluno para aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem; a exploração das novas tecnologias aplicadas ao ensino ou a atividades a distância; a revisão do conceito de avaliação, entendendo-a como avaliação formativa, que motive o aluno para aprender, que o acompanhe em seu processo de aprendizagem de forma contínua; à complementaridade da relação tradição/inovação, visto que contrapor tais conceitos pode levar a uma visão reducionista da própria arquitetura e também do urbanismo.

2.    Competências profissionais

Sendo o conhecimento a matéria prima do ensino superior, espera-se que sejam apresentados trabalhos relativos: às competências necessárias ao futuro arquiteto; ao ensino como pesquisa na graduação; ao uso de novas tecnologias no ateliê de projeto; à reflexão sobre as consequências das alterações trazidas pela tecnologia para o ensino e formação dos arquitetos e urbanistas; a experiências relativas a interdisciplinaridade no ensino, ao projeto participativo e/ou cooperativo; a trabalhos em equipes multidisciplinares; a experiências relativas à extensão universitária; a políticas institucionais relativas ao estágio profissionalizante, a assistência técnica e aos escritórios modelo; a parcerias entre os cursos e organizações com objetivos comuns ou entre os cursos e organizações de áreas diferentes com objetivos afins.

3.    O papel do professor

Reconhecendo-se o professor como um dos pilares fundantes do processo de ensino- aprendizagem, espera-se trabalhos relativos: à formação continuada e formação pedagógica do professor de Arquitetura e Urbanismo; a substituição do papel do professor de ministrador de aulas, transmissor de informações ou o mestre a ser seguido para o papel de mediador pedagógico, desenvolvendo relação de parceria e corresponsabilidade com seus alunos, trabalhando em equipe; a preparação dos professores para se comprometerem com a inovação e assumirem projetos inovadores; as atividades docentes, o intercâmbio de experiências com colegas; o papel do professor na explicitação de objetivos educacionais mais amplos incluindo, atitudes e comportamentos exigidos pela sociedade atual, como ética, cidadania, política. central a Qualidade no ensino de Arquitetura e Urbanismo.

Agradecemos pela participação dos que puderam estar presentes e a todos que colaboraram para mais este encontro sobre o ensino e a aprendizagem de arquitetura e urbanismo. Tivemos 265 inscritos de mais de 80 instituições e o Comitê Científico aprovou 63 trabalhos acadêmicos para apresentação nas sessões temáticas do ENSEA (clique AQUI para visualizar a programação de apresentação dos artigos).

Agradecemos especialmente pelo apoio impecável da equipe da UFRN e pelo patrocínio do CAU/BR, sem os quais não teria sido possível realizar um evento tão marcante.

Estamos trabalhando pela conclusão da emissão dos certificados e pela editoração dos anais do evento, para a publicação dos artigos apresentados no futuro Caderno ABEA nº 40. Caso haja necessidade de resolver alguma questão relativa aos certificados, por favor entre em contato com a Secretaria do ENSEA e teremos prazer em resolver sua solicitação.

Assine nossa mailing list para receber nossas notícias.

 

Share Button