PROJETO NOVOS OLHARES DEZ/2020 4/5

Recriando Caminhos: Proposição metodológica para a participação infantil na concepção de soluções de desenho urbano a partir do caminho casa-escola

Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Maceió/AL

Recriando Caminhos foi concebido não como uma resposta ao problema que é deslocar-se na cidade contemporânea, sobretudo na infância, mas sim uma trilha nova que se abre, um recorte espaço-temporal da longa jornada que é a luta por cidades mais justas, seguras e saudáveis.

Imagem 1 – Mapa Colaborativo do Caminho Casa-Escola realizado a partir de oficina com as crianças para subsidiar a proposição urbanística, destacando: espaços ímã (atrativos), obstáculo (difíceis) e perigo (arriscados).

Diante dos desafios observados na atualidade, sobretudo com relação ao caos na mobilidade e segurança pública, a inclusão das crianças nos processos de gestão e produção do espaço urbano tem despontado como um caminho novo. Áreas diversas do conhecimento, bem como discussões suscitadas por entidades como a ONU e a Unicef, têm indicado a criança como grupo da sociedade com elevado potencial para integrar, cada vez mais, tais espaços de decisão. Nesse sentido, Recriando Caminhos tem como objetivo propor uma contribuição metodológica e projetual capaz de promover a produção do espaço urbano a partir do olhar infantil. Para tanto, neste trabalho será apresentado o processo de construção e as possibilidades de aplicação de uma metodologia de oficina desenvolvida e aplicada com crianças de uma escola municipal de Maceió, balizada por estudos acerca da infância e valendo-se de atividade lúdicas, cujos resultados permitiram esboçar diretrizes de ordenamento e soluções de desenho urbano para as proximidades da centralidade Feirinha do Tabuleiro, em Maceió – Alagoas, evidenciando o quanto as crianças têm a contribuir com a construção de soluções aos desafios da cidade contemporânea.

Imagem 2 – Mapa dos percursos Casa-Escola das crianças participantes das oficinas.

 

 Imagem 3 – Estudo de composição da paisagem da proposta para a Rua Affonso de Farias Melo Neto.

 

Imagem 4 – Corte esquemático da proposta para a Rua Affonso de Farias Melo Neto.

 

Imagem 5 – Estudo de composição da paisagem da proposta para a Avenida Maceió, em frente à escola Pedro Suruagy. 

 

Autora:

Maya Neves de Moura Araújo

Orientação:

Verônica Robalinho Cavalcanti

Share Button