PROJETO NOVOS OLHARES NOV/2020 12/15

RENOVAÇÃO URBANA DE SANTO AMARO DO SUL-RS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS

O trabalho enfatiza a arquitetura paisagística como patrimônio por meio da requalificação urbana de Santo Amaro, tombada como cidade histórica em nível nacional pelo Iphan, detalhando o tratamento da orla do Rio Jacuí, suas conexões com a cidade, reconhecendo seus aspectos identitários.

O plano de requalificação propõe o tratamento paisagístico da orla do Rio Jacuí e de suas conexões com a vila. Define um eixo norte-sul que conecta com o rio a área central das edificações históricas. Valoriza especialmente a Praça da Matriz e as edificações ao longo da orla.

Santo Amaro do Sul, pequeno vilarejo do Século XVIII, localizado no alto de uma colina às margens do Rio Jacuí foi tombado pelo IPHAN em 1998, por ser um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa do Rio Grande do Sul. A proposta do projeto é a requalificação urbana de Santo Amaro, contemplando o patrimônio histórico edificado e a paisagem natural, reconhecendo seu potencial turístico e buscando explorar as potencialidades do lugar. Dessa forma, a intervenção busca ativar a economia da região, promovendo a qualidade de vida da população.

Materiais como o aço patinável fazem alusão ao antigo e presente porto, marcando o novo espaço de lazer e contemplação.

O lugar está situado a 95 km de Porto Alegre, com acesso pela BR 290 e por navegação. O plano de requalificação propõe o tratamento paisagístico da orla do Rio Jacuí e de suas conexões com a vila. Estabelece um marco de inovação contemporânea sem perder a identidade do lugar. Valoriza especialmente a Praça da Matriz, as edificações ao longo da orla e a antiga Estação Ferroviária. Propõe novos usos, tratamento paisagístico e a recomposição morfológica das quadras com frente para o rio. Conecta o antigo e o novo, animando e promovendo o desenvolvimento do comércio local. Configura-se uma estratégia viável para a captação de recursos para a conservação dos edifícios históricos e preservação ambiental.

O projeto enfatiza arquitetura e paisagem como patrimônio e estabelece um marco de inovação contemporânea sem perder a identidade do lugar.

 

O mirante e restaurantes intensificam as atividades ao longo da praia, diversificando o público e promovendo a apropriação turística da região.

Decks que formam praças e um parque linear para caminhar e contemplar a paisagem natural.

 

Autora:

Keleen Schmidt Inácio

Orientação:

Maria Dalila Bohrer, Maturino Salvador Santos da Luz, Paulo Cesa Filho

Share Button