PROJETO NOVOS OLHARES NOV/2020 8/15

Parklet Átomo

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas/SP

O parklet átomo busca requalificar as vagas de estacionamento presentes nas ruas através de um projeto replicável de mobiliário de madeira, que gera sua própria energia mediante painéis fotovoltaicos. organiza-se em quatro diferentes módulos de atividades: estudo, trabalho, lazer e convivência.

Visão geral do projeto: a imagem apresenta a organização geral da estrutura de madeira e os usos diversos do programa. também demonstra o posicionamento das placas voltaicas que servem como cobertura para a estrutura.

O parklet átomo busca requalificar espaços públicos perdidos das cidades brasileiras: as vagas de estacionamento nas ruas. Através de um projeto replicável de mobiliário de madeira, que gera sua própria energia através de painéis fotovoltaicos, organiza-se em 4 diferentes módulos de atividades: estudo, trabalho, lazer e convivência.
O primeiro módulo apresenta mesas e bancadas com acentos individuais para trabalho ou estudo, com tomadas; o segundo, mesas com bancos alongados diante de uma lousa para oficinas, além de um jardim; o terceiro, espreguiçadeiras retráteis no chão com dobradiças no próprio deck, que quando abaixadas, possibilitam diversos usos como pequenos shows, projeções de tela ou pequenas exposições; o quarto e último módulo é destinado a estar e lazer, com um banco paramétrico perimetral, que ora cria pequenas espacialidades para grupos menores, ora cria um grande espaço coletivo.

Vista noturna: o módulo que possui espreguiçadeiras retráteis no chão com dobradiças no próprio deck e seu uso para shows, projeções de tela ou pequenas exposições quando abaixadas.

 

Espaços internos: além de uma vista geral da espacialidade do equipamento, é possível observar de forma mais detalhada o módulo de estudos e de oficinas públicas. os ambientes contam com mobiliários fixos a base do parklet.

O material que mais se evidencia neste projeto é a madeira. Além de ser um componente leve e fácil de lidar em obra, a madeira reflete a intenção de sustentabilidade que o uso de energia solar traz ao parklet. O projeto segue todas as normas de acessibilidade.

Planta e corte perspectivado: a planta demonstra as medidas do projeto e a acessibilidade existente em todos os ambientes. o corte perspectivado apresenta esquematicamente as relações espaciais verticais.

 

Diagrama – vista explodida do projeto: o diagrama explodido do projeto apresenta os detalhamentos técnicos das soluções.

Autores:

Gildo Santos Rodrigues

Leonardo Botene

Leonardo Carlin

Mateus Paulichen

Thiago Keltke

 

Share Button