PROJETO NOVOS OLHARES SET/2020 3/3

SHIS: Sistema de Habitação de Interesse Social – Centro de Limeira – SP

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas/SP

Moradia digna não é só uma necessidade como também é um direito da população. O objetivo do trabalho é de garantir esse direito incluindo e projetando habitação de interesse social no centro da cidade de Limeira-SP.

Perspectiva esquemática do centro de Limeira-SP.

Como cidade média, Limeira – SP se encontra em um momento de transição, em que a região central começa a passar por um processo de esvaziamento habitacional e de consequente degradação, alavancado pelo crescimento descontrolado da cidade para as periferias, que servem de refúgio tanto para as classes média e alta, nos condomínios fechados, tanto quanto para a classe baixa, nos conjuntos habitacionais de interesse social.

Enquanto cresce para as periferias, a cidade vai deixando para trás imóveis que se tornam subutilizados e criando vazios urbanos em regiões já munidas de infraestrutura, esse processo descontrolado gera consequências em diferentes setores da cidade e auxiliam no aumento cada vez maior da segregação social. Esse trabalho visa uma reversão desse processo por meio da criação de um sistema que estabeleça uma forma de intervenção para se projetar Habitação de Interesse Social em lotes localizados no centro de uma cidade média, desenvolvendo parâmetros e soluções para os problemas que normalmente acompanham esses lotes e assim permitindo que todos tenham acesso à moradia digna em uma malha urbana já consolidada. Para exemplificar esse sistema foram escolhidos e propostos projetos para 6 diferentes lotes da região central de Limeira.

Cena do interior do projeto número 1

Cena do interior do projeto número 2

 

Autor:

Victor Carvalhaes

Orientação:

Luis Alexandre Amaral Pereira Pinto

Share Button