PROJETO NOVOS OLHARES 7/9

Oásis Urbano, Um Laboratório Verde para a Cidade

Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo/RS

O Oásis Urbano é um laboratório para a cidade, que subverte o industrial em natural, e por isso, a presença do Silo é uma constante lembrança da capacidade de mudança, que esses espaços podem proporcionar nas cidades, e na paisagem urbana, da qual a tanto tempo fazem parte

 

Explorando a capacidade de espaços abandonados revestidos de relevância histórica e como marcos visuais urbanos, em captarem a transformação necessária nos dias de hoje, a proposta traz a força da subversão, de um espaço industrial em um espaço ambiental. A área de intervenção, que é atualmente degradada e abandonada é transformada em um Oásis Urbano, um espaço rico e biodiversidade, social e ambiental, um Oásis em meio à cidade.

 

Ao refletir sobre a atualidade, criaram-se diversos questionamentos: como Arquitetos e Urbanistas podem dar forma à um futuro melhor? Qual é o futuro que desejamos construir? Qual será a marca que deixaremos para as futuras gerações? Assim, a proposta do projeto vem como uma investigação para essas perguntas, baseadas no entendimento que a sustentabilidade é o caminho, em diálogo com a conservação do meio ambiente, a redução de resíduos e, também, o repensar as cidades em que vivemos.

Pensando global e agindo local, achou-se pertinente a utilização de um espaço degradado e abandonado, que faz parte da paisagem urbana há 57 anos. E por isso, tanto a área como o patrimônio construído, são regenerados, reciclados e reativados através de programas que aliam a sustentabilidade à vivência comunitária, desse espaço central no tecido urbano, transformando-o em um espaço vivo, rico em biodiversidade social e ambiental, um Oásis em meio a cidade.

O espaço cuida das necessidades do presente sem comprometer as necessidades do futuro, com opções sustentáveis. Essa é a marca que o espaço quer deixar para as futuras gerações. A presença da natureza e do caráter do projeto, implantado na área central da cidade, tem o objetivo de ser o epicentro de práticas sustentáveis para a cidade e região, e assim, sirvam de exemplo para outras medidas que repensem o impacto humano causado na natureza e conectados com a edificação pré-existente.

O centro desse pensamento é o antigo Silo, que uma vez conservava grãos e agora conservará a natureza. A proposta do programa é a imersão e reflexão da comunidade, assim a edificação foi transformada em um Museu de Ciências que utiliza das mídias digitais para repensar o Passado, Presente e Futuro do Planeta. As outras edificações que são distribuídas no Parque dão apoio às atividades que acontecem nele. Para que assim, haja conscientização e sensibilização, e desta forma, se construa alternativas conjuntas para um futuro melhor, mais justo, e em equilíbrio com o meio ambiente.

Autora:

Sulâni Kurtz

Orientação:

Marcos Antonio Leite Frandoloso

Share Button