PROJETO NOVOS OLHARES 1/9

CERVEJARIA PASSARELA

Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo/RS

Buscando rememorar o uso original do espaço, propomos mostrar e reviver parte da história de Passo Fundo, através de espaços acessíveis, que conectam as pessoas e agregam o bem-estar, alegria em ambientes internos e externos do complexo cervejeiro.

 

A ideia de voltar ao uso original surgiu com a intenção de mostrar e reviver parte da história de Passo Fundo.

  • 1914 – Transfere-se para Passo Fundo, Jorge Barbieux. Associa-se a Otto Badá e dá-se início ao primeiro estabelecimento cervejeiro regional do município;
  • 1916 – Ampliada e rebatizada de Cervejaria Serrana Ltda., onde passou a fabricar a cerveja “Gaúcha”, considerada na época, uma das melhores da serra;
  • 1947 – Cervejaria Serrana se transforma na filial da Cervejaria da Brahma, até 1997;
  • 2001 – FAPLAN;

Buscando aproximação do público com a produção, alia-se a materiais, espaços e percursos, exibindo parte da fábrica, seu funcionamento, equipamentos e etapas, sem que a mesma seja prejudicada. Essa “transparência” conecta a parte pública à parte, normalmente, privada desse tipo de estabelecimento.

Espaços acessíveis que conectam as pessoas e que agregam o bem-estar, alegria e diversão através de fluxos que interajam os ambientes internos e externos do complexo.

Autoras:

Bruna Letícia Führ

Carine Saraiva Astolfi

Carine Saraiva Astolfi

Juliana Costa

Orientação:

Luciane Scottá, Marcos Antonio Leite Frandoloso, Mirian Carasek, Rodrigo Carlos Fritsch

Share Button