Marcos Konder Netto – 92 anos de projetos, reflexões e realizações

Marcos Konder Netto – 92 anos de projetos, reflexões e realizações

Durante os meses de outubro e novembro de 2019 a ABEA está fazendo uma sequência de lançamentos — filme, livro e exposição — que fazem parte de uma justa e necessária homenagem em vida ao grande Arquiteto, Urbanista, Professor e pensador brasileiro Marcos Konder Netto, que em novembro completa 92 anos de idade.

Marcos Konder Netto nasceu na cidade de Blumenau/SC, em 11 de novembro de 1927. Formou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro — UFRJ) onde foi também professor durante mais de 20 anos. Autor de projetos marcantes como o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas) a atual sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, Konder é considerado um ícone da Arquitetura Moderna no Brasil. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, no Rio de Janeiro, de 1966 a 1967 e conquistou relevantes prêmios como o de “Arquiteto do ano”, em 1995, pelo Sindicato dos Arquitetos e o “Colar de ouro”, maior comenda do IAB, em 2003, pelo conjunto de sua obra.

O filme, que será lançado em 12 de novembro, na cerimônia de abertura do CONABEA, apresenta a trajetória de mais de 90 anos e a obra de um dos maiores arquitetos do Movimento Moderno brasileiro, Marcos Konder Netto.

Igor de Vetyemy, autor do livro e curador da exposição, divide a direção e produção do filme com Gabriel Mellin, sócio fundador da Produtora Rio Cinema Digital. De Vetyemy conta que o cuidado principal ao conceber os produtos dessa homenagem foi atualizar o caráter inovador das obras de Konder sem deixar de reproduzir a simplicidade com que o arquiteto concebia seus projetos, reflexões e realizações:

Konder trabalhou com grandes mestres da primeira geração Moderna, como Affonso Eduardo Reidy e Sérgio Bernardes. De um, herdou a meticulosa elegância; do outro, a insaciável inventividade. Foi essa mistura que tentamos imprimir nos produtos dessa homenagem, com uma linguagem direta, simples, mas ao mesmo sofisticada, elegante. O livro, por exemplo, inclui QR Codes que levam a um mergulho em suas obras, em pequenos filmes 360 graus onde o leitor pode olhar para todos os lados, apontando seu celular ou o mouse, enquanto eu e o próprio Konder explicamos, de uma maneira bem direta, os gestos projetuais que levaram cada objeto arquitetônico a imprimir essas duas faces aparentemente contraditórias, mas na verdade muito complementares, de sua obra – a simplicidade e a sofisticação inerentes à boa arquitetura. Outra particularidade importante é que o filme e especialmente o livro, como o nome já indica, não tratam apenas de seus projetos. Konder é um personagem muito rico, com atuação marcante no ensino, com um livro de poesias publicado, com reflexões importantes acerca da Arquitetura e da vida. Então, além dos seus projetos e meus textos de contextualização sobre sua obra e trajetória, incorporamos memoriais descritivos originais, reflexões e poemas seus, que juntos ajudam a passar a pluralidade que é parte essencial do segredo para essa arquitetura tão especial, com profundidade teórico-crítica, com uma compreensão estrutural muito cuidadosa, com liberdade e com poesia, não importa qual o contexto.

Serviço

Conheça mais das obras de Marcos Konder Netto aqui.

Lançamento do filme:

  • Dia 12 de novembro, 19h, na abertura do CONABEA, no auditório do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida.

Lançamento do Livro:

  • 10 de outubro no pavilhão das Entidades do Congresso Brasileiro de Arquitetura, em Porto Alegre;
  • 16 de outubro, 19h na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro;
  • 25 de outubro, 12h (Meio dia), no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro;
  • 30 de outubro, 19h, na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.

Exposição:

  • 28 de novembro, 13h, abertura no hall de entrada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/UFRJ.
Share Button