Chamada Internacional para resumos: Congresso da ACSA em Santiago, Chile, 2016

Chamada Internacional para resumos: Congresso da ACSA em Santiago, Chile, 2016

Em uma era de intercâmbio rápido de informações, à medida em que aparecem mais conexões às redes globais, o surgimento de lacunas e rupturas socioculturais torna-se cada vez mais visível. Novas estratégias de design começam a aparecer, mesmo quando o intercâmbio entre os hemisférios sul e norte se expande e começa a moldar nossa disciplina.

Evidências de inovações pouco divulgadas sugerem a necessidade de uma investigação mais profunda sobre os efeitos das forças “desglobalizantes”.

20151228_acsa_desglobal_cartaz_thumbEsta conferência da Association of Collegiate Schools of Architecture – ACSA, ocorre no hemisfério sul pela primeira vez desde 1998, e apenas pela segunda vez na sua história. Nos últimos 18 anos, muita coisa mudou. O mundo em desenvolvimento aumenta sua população em aproximadamente um bilhão de pessoas a cada 14 anos; novas tecnologias, como a automação digital e biotecnologia, estão amadurecendo rapidamente; realidades ambientais severas são cada vez mais evidentes.

A mídia continua a retratar um mundo globalizado singularmente, sublinhada por nossas próprias experiências com o imediatismo da difusão digital. No entanto, na escala das cidades, regiões e até mesmo de países, a identidade local domina. Influenciadas pela sobreposição de redes de intercâmbio globais, ainda prejudicadas pelo fascínio carismático de narrativas locais, estas disjunções começam a sugerir novas configurações profissionais e pedagógicas.

O foco da conferência é sondar a natureza inconstante de ligações norte-sul e seus discursos inerentes, para expor os novos modos de interação entre a prática profissional e as universidades de arquitetura.

O evento ocorrerá na Universidade Católica do Chile, de 29 de junho a 1º de julho de 2016, com o objetivo de refletir sobre a produção altamente lúcida e fecunda do pensamento arquitetônico das comunidades acadêmicas e profissionais progressistas do mundo.

Chamada de Participação

A Conferência Internacional da ACS incidirá sobre as narrativas emergentes acerca da desglobalização nas comunidades acadêmicas e de design em todas as Américas através de seis tópicos e uma categoria aberta:

  • New Trajectories in Academia
  • City / Urban Tactics
  • Architecture/Practice: Pre-Modern Training For a Postmodern Practice
  • Design Strategies: Situated Creative Machines
  • Technology: Habits of Craft, Here, There & Everywhere
  • Ecology
  • Open

Os autores são convidados a submeter resumos de 500 palavras em inglês ou espanhol e um máximo de 5 imagens. Os resumos devem estar preparados para um processo de revisão sem referências ao autor ou à sua instituição. O mesmo resumo não pode ser submetido a vários temas.

Os autores dos resumos selecionados serão convidados a desenvolver o trabalho completo (não mais que 4.000 palavras). Os autores dos resumos selecionados vão realizar uma apresentação de 10-15 minutos em uma sessão da conferência conjunta com quatro a seis outros autores.

Clique abaixo para ler mais sobre:

Share Button